Air France interessada na aquisição da Alitalia

Redação 12 de janeiro de 2018 • 12:20 Aviação Mundial
Foto: Redação
Se você está utilizando o celular, clique aqui para ver a imagem e este site corretamente na versão mobile

A Lufthansa agora tem um concorrente de peso interessado na aquisição da Alitalia. A Air France em conjunto com o Fundo Cerberus e a EasyJet, entraram no páreo e anunciaram que vão competir para adquirir a empresa aérea italiana.


Enquanto a briga pelo controle da Alitalia prossegue, os comissários da aérea italiana se reunirão nesta sexta-feira (12/01), em Nova Iorque, com os representantes do Fundo Cerberus.


Do lado oposto, O CEO da Lufthansa Carsten Spohr, se pronunciou essa semana através de uma carta enviada ao ministro italiano da indústria, Carlo Calenda, condicionando a aquisição da Alitalia, somente se ocorrer uma reestruturação profunda, incluindo o corte de funcionários e de rotas.


De acordo com a empresa aérea alemã, sob um futuro controle da Lufthansa, a Alitalia será uma empresa de menor porte, levando em consideração o número de rotas e funcionários.


Segundo o ministro da indústria, o governo italiano está avaliando três ofertas pela Alitalia.


Na última quinta-feira (11/01), a Comissão Europeia informou que está investigando reclamações efetuadas por empresas aéreas concorrentes, que alegam que a Alitalia foi beneficiada por uma quebra na regulamentação do mercado, que veta os auxílios estatais. De acordo com a denúncia, em abril de 2017 o governo italiano aportou 600 milhões de euros na Alitalia, e meses depois, foi adicionado um novo socorro no valor de 300 milhões.


Os representantes da Comunidade Europeia estão em conversas com o governo italiano para esclarecer esse empréstimo de 900 milhões de euros e aguardam uma resposta das autoridades para que possam a avaliar o caso.


A empresa aérea italiana está em administração extraordinária desde o ano passado, depois que os funcionários se posicionaram contrários ao plano de reestruturação da Alitalia.

Notícias Relacionadas