Gol Linhas Aéreas - GIG-GRU-SCL - G3 1093/7660

Redação Publicado em 08 de janeiro de 2018 Flight Report
Clique na imagem para ampliar

Informações
✈ Empresa Aérea: Gol Linhas Aéreas
✈ Voo: G3 1093/7660
✈ Rota: GIG-GRU-SCL
✈ Equipamento: G3 1093 (B737-800) e G3 7660 (B737-800)
✈ Data da voo: 12 de dezembro de 2017

No mês de outubro de 2017 a Gol fez uma promoção imperdível de passagens para Santiago, no Chile, por aproximadamente R$ 500,00 (com taxas inclusas). Ao saber desta promoção através de amigos, me apressei em comprar as passagens.


Passagens compradas através do site da empresa, escolhi para a ida os voos 1093 (Galeão-Guarulhos) e 7660 (Guarulhos-Santiago). Optei por pegar esse voo com conexão, tendo em vista a possibilidade de embarcar na parte da manhã e assim chegar à tarde em Santiago, aproveitando o resto do dia conhecendo os arredores de onde me hospedei.


No dia da viagem, levantei bem cedo e tomei um Uber até o aeroporto. Ao chegar no terminal, fui direto ao despacho de bagagem no Terminal 2. Apesar de ser bem cedo, eram 5:30 da manhã, já havia uma grande fila no atendimento. Mas mesmo com muitas pessoas para fazer o check-in e o despacho das bagagens, estimo ter ficado menos de 10 minutos na fila, e meu atendimento no despacho foi rápido e cordial.


Em seguida, segui para o portão B36 no embarque doméstico. O embarque se iniciou às 7h25. A Gol forma duas filas para o embarque: uma fila prioritária para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida, clientes Gol Conforto e Premium, clientes Smiles e outra fila para os demais passageiros.


O avião designado para fazer a primeira etapa do trecho da viagem (GIG-GRU) foi o Boeing 737-800 de matrícula PR-GTN, entregue à Gol em 09 de julho de 2007. Apesar de seus 10 anos idade, o GTN estava em bom estado de conservação. Já possui sistema de wi-fi, tomadas USB e as novas poltronas de couro ecológico da Gol, que são bastante confortáveis.

Clique na imagem para ampliar

Às 8h05 foi dado início ao pushback (procedimento de manobra em solo), depois taxiamos até a cabeceira 10 do Galeão. A decolagem foi suave, com uma curva à direita após passar pela Ilha de Paquetá, curvando sobre os municípios de São Gonçalo e Niterói, onde depois aproou para o estado de São Paulo.


De serviço de bordo, nos foi oferecido os snacks integrais orgânicos da marca Mãe Terra com suco ou refrigerante. Posteriormente nos foi disponibilizado um copo de água. O serviço de bordo foi rápido e organizado, as comissárias eram simpáticas e sorridentes.

Clique na imagem para ampliar

Meu assento era o 29F. Do meu lado foi uma mãe com uma criança, que no meio do voo se mudaram para outros assentos. Fiquei com a fileira 29 só para mim então! A distância de uma fileira para outra é boa. Tenho 1,87m de altura, e meus joelhos não chegavam a encostar no assento da frente. Foi bastante confortável até.

Clique na imagem para ampliar

Próximo de Ubatuba deu-se início à descida para o aeroporto de Guarulhos. Pousamos na pista 09R às 9h05 e taxiamos até o portão 202L, no Terminal 2. Pegamos um ônibus até o setor de Desembarque e de lá segui até a Imigração, para a 2ª etapa da viagem rumo a Santiago!

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Dando início à 2ª etapa da viagem para Santiago, do desembarque no Terminal 2 segui direto para a Imigração, onde havia uma fila imensa, o que é normal. Após os procedimentos de praxe, me dirigi ao portão 306, onde nos esperava o PR-VBF, um Boeing 737-800 entregue à Varig em 27/08/2008 e repassado à Gol em 18/10/2008. Este avião por sua vez não possuía wi-fi e tomadas USB. Fica aí um ponto negativo, pois num vôo de aproximadamente 3h30 não ter algum tipo de entretenimento, é bem complicado. Só me restou nesse intervalo ler a revista de bordo da Gol, ver a paisagem e descansar um pouco. O VBF apesar de não ter as novas poltronas de couro ecológico da Gol, possuía poltronas confortáveis e com o mesmo nível de conforto e distância entre as fileiras do PR-GTN.

Clique na imagem para ampliar

O embarque se iniciou um pouco depois das 9h30. Apesar do curto intervalo entre o desembarque do voo anterior e imigração, cheguei a tempo para o 2º voo. Ao chegar em meu assento, encontrei uma manta e um travesseiro embalados em um saco plástico lacrado, que é comum em voos internacionais da Gol.


O pushback se deu às 10h30, taxiamos até a pista 09L e logo em seguida fizemos uma curva à direita, próximo ao município de Arujá.


O serviço de bordo nesse segundo trecho foi melhor, com comida quente e deu-se início por volta de 12h. Optei por arroz, carne, couve, feijão. Na bandeja ainda tinha um flan de limão, um pão e manteiga. De tempero, sal e pimenta, tudo isso acompanhado de refrigerante. A comida, pelo menos para mim, estava muito saborosa, gostei bastante. Se pudesse, teria pedido um repeteco. Algum tempo depois nos foi oferecido café ou água. Confesso que não gostei muito do café, pois era do tipo solúvel e nos deram só um pacote de açúcar.

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

O atendimento dos comissários foi muito satisfatório, com tripulação sorridente e atenciosa.


A descida para aproximação começou um pouco antes da cidade argentina de Mendoza e por volta das 13h50, chegamos à magnifica Cordilheira dos Andes. Passamos descendo por ela, uma descida suave. A visão que se tem da Cordilheira é espetacular, ela é incrível!

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Após cruzar os Andes, próximo à cidade de San Felipe, fizemos uma curva à esquerda para aproximação na pista 17L do Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez; e após aproximadamente 10 minutos taxiando, estacionamos na posição remota B5. O desembarque foi realizado pela porta traseira da aeronave, onde um ônibus nos esperava para nos levar até a Imigração chilena.

Clique na imagem para ampliar

Após o procedimento de imigração, que foi realizado sem maiores problemas, enfim, em solo chileno!

Avaliação do voo

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Para ler o Flight Report da viagem de retorno (SCL-GIG), basta clicar aqui.